Pessoas Comuns em 3D&T: Força de Ataque

Compartilhar:

Pessoal, acabei de perceber uma conseqüência interessante de uma das regras opcionais de 3D&T Alpha Revisado.


Claro que, no interesse do bom-senso, a maioria dos Mestres não aplicaria tal conseqüência em suas mesas, ou a aplicaria de forma mais relaxada e menos estrita. Mas mesmo assim, ela pode ser usada para diferenciar ainda mais pessoas comuns dos aventureiros.


A regra em questão é a regra opcional de Armas Extras (página 1d+75), que estabelece (caso seja aplicada) que um personagem não pode carregar mais armas consigo do que seu valor de F ou PdF.

A maioria das pessoas comuns possui 0 em F e PdF, e portanto, caso seja aplicada a regra de Armas Extras, não pode carregar arma alguma consigo. Isso quer dizer que qualquer ataque que eles fizeram (salvo se possuírem Adaptador) será com uma arma não-principal, e portanto sofrerá, necessariamente, -1 de penalidade em F e PdF (totalizando F-1 ou PdF-1).

Isso torna pessoas comuns significativamente menos perigosas do que qualquer personagem com 1 ou mais em F ou PdF, em especial de acordo com como for aplicada a regra do Acerto Crítico (se não aplicamos, se aumentamos o -1 para 0, ou se multiplicamos o -1 resultando em -2).

Como regra caseira, presumindo que a regra opcional de Armas Extras seja aplicada, eu proponho que pessoas comuns com 0 em F e/ou PdF, que não tenham as Especializações Artes Marciais, Boxe ou Arquearia, nem a Vantagem Adaptador, devem sempre sofrer -1 de penalidade nessas Características para calcular sua Força de Ataque.

Essa penalidade não se aplicaria a bandidos, policiais, guardas, soldados, e grunts em geral, nem a aventureiros (incluindo os PJs), monstros e outras criaturas focadas em combate, mesmo que eles tenham 0 em F e/ou PdF.

Essa regra seria bem mínima em seus efeitos no jogo, mas adicionaria um grau a mais de granularidade, permitindo diferenciar pessoas sem nenhuma capacidade combativa (que recebem -1 em F e PdF caso tenham 0 nessas Características) e pessoas com alguma, ainda que mínima, capacidade combativa (que não recebem qualquer penalidade, ainda que tenham 0 em F e/ou PdF).