Super-Esforço

Por Licorne Negro - setembro 07, 2015

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Opa pessoal!

Segue uma regra opcional já publicada a algum tempo aqui na Geração 3D&T Alpha. É bem curta e simples, e dessa vez vem com uma análise matemática de suas conseqüências. Espero que gostem.

Super-Esforço

Sempre que um personagem fizer um teste e sua Característica testada, após aplicados os modificadores cabíveis, for igual ou maior que 6, e ele falhar por ter obtido um 6 natural no dado de teste, ele poderá gastar 1PM e refazer o teste com os mesmos modificadores e uma penalidade adicional de -5.

Exemplo: Um herói com F4 tenta levantar uma caminhonete (F+3, com base nas paginas 1d+23 e 1d+25 do Manual 3D&T Alpha [não-revisado], totalizando F7 para seu teste) e obtêm um 6 natural no dado de teste, falhando. Ele pode gastar 1 PM para refazer o teste com F2 (F4 base, +3 pelo modificador do teste, -5 por ser um super-esforço).

Colocando em números, pela regra normal qualquer teste realizado com C5 ou mais sempre terá uma chance de falhade 16,67% (1 em 6), impossível de ser reduzida salvo com o gasto de PEs para obter um sucesso automático, e nesse caso, a chance de falha cai para 0%.
Com a regra de super-esforço, as chances mudam, como visto abaixo:

    C      Sucesso    Fracasso   
C      Sucesso    Fracasso
    ≤0     0%              100%            6*      86,11%       13,89%
    1       16,67%       83,33%        7*      88,89%       11,11%
    2       33,33%       66,67%        8*      91,67%       8,33%
    3       50%            50%              9*      94,44%       5,56%
    4       66,67%       33,33%        10*    97,22%       2,78%
    5       83,33%       16,67%        *Através de super-esforço.

Então por hoje é isso pessoal! Espero que tenham gostado. =)

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