Pokémon Alpha #1 - Naturezas e Tipos

Por Geração Alpha - março 07, 2016


Os Pokémons são criaturas que habitam todo o mundo pokémon. Cada espécie tem um conjunto de  habilidades específicas, os pokémons  geralmente  nascem  em  ovos,  enquanto  uma  minoria,  tem  seus  fósseis  revitalizados e muitos desses monstrinhos têm a capacidade de evoluir,  ou   seja,   alterar   para   formas   mais   poderosas   conforme   adquirem  experiência em batalhas. 

Os pokémons são de certo modo inteligentes e geralmente obedecem aos treinadores, mas muitas das vezes um pokémon recém capturado não obedecerá a seu novo treinador.  As espécies de pokémons são catalogadas, cada uma possuindo um número de referência. A  sequência  destes  números  varia  de  acordo  com  o  número  de  espécies  conhecidas.  Hoje  são  conhecidos  mais de 700  pokémons  que  se  dividem  em:  Água,  Planta,  Inseto,  Fada, Fogo,  Fantasma,  Noturno,  Terra, Pedra, Metálico, Voador, Gelo, Psíquico, Normal, Venenoso, Elétrico, Lutador e Dragão.

OS “PERSONAGENS” POKÉMONS 
         Da mesma maneira que os treinadores pokémons, cada monstrinho  possui  uma  ficha  de  personagem porem elas não podem ser mudadas ou refeitas de inicio. Todos os pokémons têm uma base inicial (fichas iniciais), e suas variações, podendo ser mais forte do que aquela ou mais fraco, pois apesar de parecerem os pokémons são diferentes. O que determina essa mudança é o  gasto de experiência do monstrinho como na própria hora de captura (veja bônus e penalidades  de captura a seguir).
         A “criação” de pokémons é bem parecida com a dos personagens normais, cada monstrinho  já é construído com uma quantidade de pontos descrito e dependendo se ele for mais forte eles  podem ganhar pontos de atributos e vantagens e se forem mais fracos podem perder atributos,  vantagens ou ganhar novas desvantagens.

OS POKÉMONS E SUAS NATUREZAS
As Naturezas definem a personalidade do Pokémon. Existem no total 25 Naturezas diferentes, e cinco são neutras, não tendo nenhum efeito. Das outras 20, cada uma aumenta uma característica em 1 e diminui outra em 1.
Por exemplo, temos o Talonflame, esse pássaro de fogo é conhecido por ser um canhão de vidro, o que significa que ele tem um poder ofensivo enorme, mas é vencido por qualquer coisa mais forte que um espirro. Todos os seus ataques bons são baseados no seu Poder de Fogo. Sendo assim, para fins competitivos, ele fica com uma Natureza que diminui sua Força, já que ele é desnecessário. A dúvida então fica entre aumentar seu poder de ataque ou aumentar sua velocidade (na esperança de atacar mais rápido que outros Talonflames). Com isso, a maioria dos treinadores fica dividido entre as Naturezas Rigoroso (para aumentar o Poder de Fogo) ou Bravo (para aumentar a Habilidade). E como é a relação entre todas as Naturezas? Dê uma olhada na tabela abaixo:

NEUTROS
1. FOR+1
2. HAB+1
3. RES+1
4. ARM+1
5. PDF+1
GOSTO
1. FOR-1
Ousado
Bravo²
Desobediente
Solitário²
Rigoroso
Picante
2. HAB-1
Tímido²
Sério
Ingênuo
Apressado
Alegre¹
Doce
3. RES-1
Calmo
Audacioso
Imperativo¹
Gentil¹
Cuidadoso
Amargo
4. ARM-1
Corajoso¹
Relaxado¹
Frouxo²
Dócil
Antissocial²
Azedo
5. PDF-1
Modesto
Quieto
Precipitado
Meigo
Envergonhado
Seco
¹ Bônus de +2 na felicidade. ² Penalidade de -2 na felicidade.

Para saber a natureza de um pokémon jogue 2d6 e compare com a 1ª coluna e com a 1ª linha, a natureza que tiver no meio é a do pokémon. Em caso de 6 escolha um ou jogue novamente. Na última coluna temos o gosto do pokémon para frutas e pokeblocos.

OS POKÉMONS E SEUS TIPOS
No mundo pokémon, estas criaturas estão classificadas por diferentes tipos. Podemos encontrar pokémons puros, ou seja, que só tem um tipo (como é o caso do Pikachu, ele só é elétrico) e também pokémons mistos, que tem dois tipos diferentes (como Onix, tipo pedra e terra). A cada tipo de pokémon, podemos encontrar diferentes habilidades e ataques. Atualmente existem 18 tipos de pokémon.

Água
A maioria dos pokémons são deste tipo, cerca de 20% dentre todos os pokémons são aquáticos. Eles  sabem nadar, tendo assim sempre alguma vantagem ou desvantagem, já que uns só podem lutar na água (como Goldeen, Magikarp e Feebas). Alguns deles são mistos com o tipo terra ou gelo, cobrindo a desvantagem de elétricos e de planta.
- Armadura Extra: Água, Fogo e Gelo; Vulnerável: Elétrico.
- Ambiente Especial Água (Para alguns Pokémons), Movimento Especial Natação.
- FA = For: Variável; PdF: Água.

Dragão
Pokémons do tipo dragão são muito fortes e adoram uma batalha. São muito raros de se achar, mas contam com um grande ataque e uma ótima defesa. Seus golpes podem ser aquáticos, de fogo, de gelo, elétrico, normais, voadores e outros específicos de dragões, tornado eles um oponente difícil de ser derrotado. São difíceis de serem treinados, os dragões totalmente evoluídos e os dragões lendários todos têm 2 tipos. A maioria deles (menos Kingdra e lendários) acabam ficando ou dragão/voador, ou dragão/terra, o que causa dupla desvantagem ao tipo gelo.
- Armadura Extra: Água, Elétrico e Fogo; Vulnerável: Gelo.
- Ataque Concentrado, Ataque Especial (PdF), Telepatia, Tiro Múltiplo, Voo.
- FA = For: Variável; PdF: Variável.

Elétrico
Os pokémons do tipo elétrico se caracterizam por serem a maioria de cor amarelada e dotadas de grande velocidade, sempre dão choques de descarga elétrica, mas são vulneráveis a pokémons do tipo terra, já que um raio não surte efeito. Têm fraqueza apenas do tipo terra. Poucos deles são mistos com outro tipo. Podem deixar muitos pokémons paralisados com seus ataques.
- Armadura Extra: Elétrico e Vento; Vulnerável: Sísmico.
- Ataque Especial Paralisante, Toque de Energia (A+2).
- FA = For: Variável; PdF: Elétrico.

Fada
O mais novo tipo, introduzidos na 6ª geração. Muitos pokémons de gerações anteriores foram reclassificados para esse tipo. São representados por seres encantados e que atacam com magia. O tipo surgiu principalmente para equilibrar o tipo dragão, que estava cada vez mais imbatível. Também são bons contra lutadores e noturnos, e não são afetados por golpes do tipo dragão. São fracos contra o tipo veneno e metálico, que pouco eram usados ofensivamente, ajudando a equilibrar esses tipos também.
- Armadura Extra: Contusão, Fogo e Trevas. Vulnerável: Corte e Químico.
- Aparência Inofensiva, Inimigo (Pokémons do Tipo Dragão).
- FA = For: Variável; PdF: Luz.

Fantasma
É um dos melhores tipos e um dos mais difíceis de serem derrotados. Eles podem desaparecer no meio do  nada e tem golpes fantasmagóricos, como a sombra da noite, o pesadelo, entre outros. Seus golpes costumam ter seus efeitos que podem complicar numa batalha. Não existem muitos fantasmas, no momento só existem 18 pokémons do tipo fantasma.
- Invulnerável: Força; Armadura Extra: Químico; Vulnerável: Trevas.
- Forma Especial Fantasma, Imortal, Invisibilidade, Magia Negra, Paralisia, Possessão, Telepatia, Teleporte.
- Magias Iniciais: O Canto da Sereia, Desmaio, Força Mágica, Ilusão, Pânico.
- FA = For: ----; PdF: Trevas.

Fogo
Este é um dos tipos mais queridos entre todos, têm grandes ataques, podendo deixar queimaduras em diversos pokémons. Eles atacam com chamas, têm um bom poder ofensivo, mas fracos na defesa, golpes de água, terra e pedra são comuns e podem fazer um tipo fogo não durar muito na batalha. Com o passar das gerações, cada vez menos pokémons de fogo aparecem.
- Armadura Extra: Fogo e Gelo; Vulnerável: Água e Sísmico.
- Ataque Especial Chamuscado (PdF).
- Superpoder (Névoeiro de Hyninn).
- FA = For: Variável; PdF: Fogo.

Folha
Usam golpes ligados a planta, costumam viver em campos e gramados. Os típicos ataques que este tipo possui, são ataques que paralisam, e adormecem. A maioria dos golpes não são ofensivos, são mais de atordoar o adversário. É o tipo que mais tem fraqueza a outros, mas são difíceis de serem derrotados por elétricos.
- Armadura Extra: Água, Elétrico e Sísmico; Vulnerável: Corte, Fogo, Gelo, Químico e Vento.
- Membros Elásticos, Ataque Concentrado, Paralisia (PdF).
- Superpoder (Sono).
- FA = For: Variável; PdF: Corte, Luz (Ataque Concentrado).

Gelo
Esses pokémons são conhecidos por serem fortes contra dragões, eles podem conseguir congelar o adversários com seus golpes. É preciso saber a hora certa de se usar um pokémon ou um golpe de gelo, pois, quando não estão muito fortes, provavelmente vão estar muito fracos contra o adversário.
- Armadura Extra: Água e Gelo; Vulnerável: Fogo e Sísmico.
- Ataque Especial Paralisante (PdF).
- FA = For: Variável; PdF: Gelo.

Inseto
São formados por insetos, muitos são perigosos e nocivos, outros, mesmo parecendo ser frágeis, podem ajudar muito em várias coisas. Os golpes insetos são muito eficientes em determinadas ocasiões, principalmente para enfrentar pokémons noturnos e psíquicos, que são difíceis de se achar uma fraqueza.
- Armadura Extra: Contusão, Psíquico e Sísmico; Vulnerável: Fogo e Vento.
- Movimento Especial Escalar e/ou Salto, Paralisia.
- Super Poder (Sono).
- FA = For: Variável; PdF: Variável.

Lutador
São pokémons que lutam, como humanos, muitos de seus golpes são fortes. A maioria tem aparência dos humanos (pernas e braços), todos costumam usar golpes de chute, de soco, ou golpes corpo a corpo. É importante ter um desses por serem bons contra normais e noturnos. São melhores atacando, não têm uma boa defesa.
- Armadura Extra: Sísmico e Trevas; Vulnerável: Psíquico e Vento.
- Ataque Múltiplo e/ou Ataque Especial.
- FA = For: Contusão; PdF: -----.

Metálico
Têm um corpo blindado, ou seja, metalizado, são poucos os que existem, já que é um dos mais novos tipos de pokémon. Com o passar das gerações, surgiram mais pokémons desse tipo. São conhecidos como tanques de guerra, pois são resistentes a 11 tipos diferentes, e são inafetados por veneno. São bons apenas contra gelo e pedra. Ficam logo "enferrujados" com golpes de fogo. Também têm fraqueza a lutador e terra. Se não usados esses tipos, o melhor para atacar é água e elétrico, qualquer outro tipo trará dificuldades na batalha.
- Invulnerável: Químico; Armadura Extra: Força, Gelo, Psíquico, Vento e Trevas. Vulnerável: Fogo e Sísmico.
- Densidade, Movimento Especial Escavação.
- FA = For: Variável; PdF: Sísmico.

Normal
Pokémons do tipo normal são considerados bons para defesa. Seus golpes não têm vantagem a ninguém, mas podem quebrar um galhão. São especiais, a maioria consegue aprender golpes de diversos outros tipos. Costumam ser apenas do tipo normal, quando não, são mistos com o tipo voador (exceção: Girafarig e Bibarel). Alguns bem interessantes por alguma coisa, tais como Ditto, Smeargle, Spinda, Porygon e suas evoluções, Chatot, Kecleon.
- Vulnerável: Sísmico.
- FA = For: Variável; PdF: Luz.

Noturno
Outro dos tipos mais novos, tem costume de aparecerem à noite, seus olhos são ótimos para ver, assim, consegue ser melhor contra os tipos fantasmas e psíquicos, já que eles conseguem enxergar através dos golpes psíquicos e detectar fantasmas invisíveis. Um pokémon Fantasma/Noturno não tem verdadeiras fraquezas, as resistências de um tipo cobrem as desvantagens do outro. Não tem um golpe noturno que cause um  grande estrago, mas cada um tem seu efeito especial.
- Invulnerável: Psíquico; Armadura Extra: Trevas; Vulnerável: Contusão e Luz.
- Forma Especial Sombra.
- Superpoder (Escuridão).
- FA = For: Variável; PdF: Trevas.

Pedra
Caracterizam-se por terem um corpo físico forte, tem uma defesa interessaste, conseguem ser resistentes ao tipo normal. Assim como o tipo planta, pedra é o que mais tem desvantagens (ambos com desvantagens a 5 tipos). Em compensação, eles têm vantagem a 4 tipos. Não vou dizer que eles são bons, mas também não vou dizer que eles não são.
- Invulnerável: Químico; Armadura Extra: Fogo e Vento; Vulnerável: Água, Perfuração e Sísmico.
- Movimento Especial Escavação.
- FA = Variável: Contusão; PdF: Sísmico.

Psíquico
Pokémons deste tipo são extremamente fortes, com habilidades fora do comum, paranormais, mesmo com  pouca defesa este tipo segue sendo um dos melhores. Podem fazer coisas tanto incríveis como absurdas, usando seu poder psíquico. Como é um tipo meio afastado, não tem vantagens e desvantagens contra aqueles tipos mais comuns.
- Armadura Extra: Contusão e Psíquico; Vulnerável: Trevas.
- Deflexão, Magia Branca, Paralisia, Pontos de Magia Extra, Telepatia, Teleporte.
- Magias Iniciais: Barreira Mística, Cura Mágica, O Canto da Sereia, Força Mágica, Ilusão, Proteção Mágica.
- FA = For: Variável; PdF: Psíquico.

 Terrestre
         Este tipo é bastante necessário em batalhas. O único que tem vantagem a elétrico, seus principais golpes são muito úteis. Eles podem cavar e entrar debaixo da terra, o que lhes dão alguma vantagem, já que o adversário não pode vê-lo debaixo da terra. Poucos sabem, mas é importante saber que terra é fraco contra gelo e forte contra veneno.
- Invulnerável: Elétrico; Armadura Extra: Químico e Sísmico; Vulnerável: Água, Gelo.
- Ataque Especial Área (PdF), Movimento Especial Escavação.
- FA = For: Contusão; PdF: Sísmico.

Venenoso
         Caracterizam-se por terem uma cor escura, indicando a presença de veneno, é um dos piores tipos comparado aos outros. Se demorarem de serem derrotados, poderão ser um problema, seus maiores ataques são os que envenenam o inimigo. Só são bons contra o tipo planta, o melhor é ensinar outros golpes a eles.
- Invulnerável: Químico; Vulnerável: Psíquico.
- Ataque Especial Venenoso (For/PdF), Tiro Múltiplo.
- Superpoder (Nevoeiro de Sszzaas).
- FA = For: Variável; PdF: Químico.

Voador
Este tipo não é de todo o forte, pokémons deste tipo são muito rápidos e podem ser destrutivos com as combinações corretas. Não existem pokémons voadores puros, costumam ser mistos com outros tipos, os mais comuns mistos com o tipo normal. Golpes de terra não atingem os voadores.
- Invulnerável: Sísmico; Vulnerável: Elétrico e Gelo.
- Movimento Especial Queda Lenta, Voo.
- FA = For: Variável; PdF: Vento.

*Obs: Cada pokémon pode ter vantagens exclusivas para sua espécie.

POKÉMONS COM 2 TIPOS
- Quando houver pokémons com 2 tipos, o pokémon terá 2 tipos de dano no PdF mas, um dele terá uma penalidade de -2 na PdF geralmente no dano do segundo tipo.
- Ele soma as vantagens dos 2 tipos, mas o mestre pode restringir algumas delas.
- Sobre as invulnerabilidades, Vulnerabilidades e Armaduras Extras, separe em uma lista e veja abaixo a tabela de junções:

TABELA DE CONVERSÃO
Tipo 1 / Tipo 2
Invulnerável
Armadura Extra
Vulnerável
Invulnerável
Permanece Invulnerável
Permanece Invulnerável
Vira Armadura Extra
Armadura Extra
Permanece Invulnerável
Vira Invulnerável
Perde os Dois
Vulnerável
Vira Armadura Extra
Perde os Dois
Permanece Vulnerável

Para saber dos Arquivos mais novos e Atualizados Clique Aqui!

  • Compartilhar:

POSTAGENS RELACIONADAS

3 comentários