Pokémon Alpha #5 - Equipamento

Por Geração Alpha - abril 05, 2016


POKÉBOLAS
As Pokébolas são itens fundamentais na jornada de um treinador, é através dela que se consegue capturar um Pokémon. Inicialmente, as Pokébolas eram feitas das Bolotas de Carvalho (Apricorns), sendo que, cada uma tinha uma propriedade especial, dependendo do fruto usado para fazê-la. Atualmente, empresas como a Devon e a Silph Co. desenvolvem cada vez mais Pokébolas com novas funcionalidades.
POKÉBOLAS COMUNS
Algumas Pokébolas comuns que são vendidas em qualquer Mart. Caso o jogar compre 10 pokebólas ele recebe uma Premierball (veja mais abaixo).

Pokéball - Preço: $20
Localização: Em todos os Poké Marts
Particularidade: Usada para capturar qualquer tipo de Pokémon, porém é aconselhável que o Pokémon esteja em um nível baixo. Em alguns lugares existem uma pokébola de cor verde.

Greatball - Preço: $60
Localização: Em todos os Poké Marts
Particularidade: Usada para capturar qualquer tipo de Pokémon, porém é aconselhável que o Pokémon esteja em um nível médio. Bônus de +2 no teste de captura.

Ultraball - Preço: $120
Localização: Em todos os Poké Marts
Particularidade: Usada para capturar qualquer tipo de Pokémon, tem boas chances de captura mesmo que o Pokémon esteja em um nível alto. Bônus de +4 no teste de captura.

Masterball - Preço: Não se pode comprá-la
Localização: A mais rara de todas as bolas, pode ser conseguida através de doação dos professores ou prêmio nas loterias.
Particularidade: A melhor Pokébola: tem simplesmente 100% de chance de captura de qualquer Pokémon, sem exceções.

POKÉBOLAS DO KURT FEITAS DE APRICORNS
Kurt é um dos poucos mestres-artesãos que se dedica a fazer Pokébolas com as Apricorns. Ele conta com  auxílio somente de sua neta, Maisy, que colhe as frutas para ele. As Pokébolas por ele feitas levam cerca de um dia para ficarem prontas. Para Kurt fazer uma Pokébola para você basta ir a sua casa em Azalea com uma Apricorn que você colheu. Vejamos abaixo cada Pokébola feitas a partir de Apricorns e sua peculiaridade:

Lureball
Fruto: Blue Apricorn
Particularidade: Ela tem um bônus de +6 no teste de captura se usada em qualquer Pokémon pescado.

Fastball
Fruto: White Apricorn
Particularidade: Ela tem um bônus de +6 no teste de captura se usada em Pokémons rápidos ou com a vantagem Aceleração ou Habilidade 5 ou superior.

Heavyball
Fruto: Black Apricorn
Particularidade: Ela tem um bônus de +4 no teste de captura se usada em Pokémons pesados com mais de 200 kg e +6 em Pokémons com mais de 450 Kg.

Loveball
Fruto: Pink Apricorn.
Particularidade: Ela tem um bônus de +6 no teste de captura se usada em Pokémons de gênero oposto ao seu Pokémon.

Moonball
Fruto: Yellow Apricorn
Particularidade: Ela tem um bônus de +6 no teste de captura se usada em Pokémons que evoluam com a Pedra Lua, como Nidoran e Jigglypuff.

Level Ball
Fruto: Red Apricorn.
Particularidade: Quanto maior o nível do seu Pokémon (nível de evolução) em relação ao adversário, maior a chance de captura. +4 de Bônus se a diferença for de 1 nível e +6 se for de 2 níveis.

Friend Ball
Fruto: Green Apricorn.
Particularidade: Sem bônus de captura, mas a felicidade do Pokémon capturado por essa bola aumenta mais rápido que o normal. Aconselhável usá-la para Pokémons que evoluem por felicidade.

POKÉBOLAS DA CORPORAÇÃO DEVON
Estas Pokébolas foram introduzidas na 3ª Geração e são produzidas pela Corporação Devon. Algumas delas podem compradas nos Poké Marts.

Netball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: Esta Pokébola, como o próprio nome já diz, é usada para capturar Pokémon insetos (Rede de caçar borboletas) e para Pokémon aquáticos (rede de pesca), tendo um bônus de +6 em ambos os casos.

Timerball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: Esta Pokébola tem suas chances aumentadas dependendo da quantidade de turnos da batalha, +4 de bônus se a batalha tiver mais de 3 turnos ou +6 de bônus se a batalhar tiver mais de 7 turnos.

Luxuryball
Localização: Você ganha esta Pokébola ao vencer concursos Pokémon.
Particularidade: Dobra o ganho de felicidade do pokémon. Ela é dada pela vitória em concursos.

Premierball
Localização: Você ganha esta Pokébola ao comprar 10 Pokébolas em um Poké Mart.
Particularidade: Esta Pokébolanão passa de uma Pokébola normal só que as cores invertidas.

Diveball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: Com esta Pokébola capturar os Pokémons que ficam no fundo do mar tem um bônus de +6 na captura.

Nestball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: Usada para capturar Pokémon de 1º nível (de evolução). Tem um bônus de +4 de no teste de captura.

Repeatball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: +4 de bônus para capturar Pokémons que tenha resistido a um teste de captura.

Duskball - Preço: $100
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon
Particularidade: +6 de bônus para capturar Pokémon à noite ou em locais escuros, como nas cavernas.

Healball - Preço: $30
Localização: Lojas especializadas da Corporação Devon e no Mart.
Particularidade: O único efeito especial é recuperar metade dos Pontos de Vida do Pokémon recém-capturado.

POKÉBOLAS ÚNICAS
Parkball ou Sportball - Preço: $100 (20 unidades)
Localização: Parque Nacional de Johto
Particularidade: Seu uso está restrito aos limites do Parque Nacional para captura de Pokémon Insetos. Parou de ser fabricado com o surgimento da Pokébola Esporte. Mesma eficiência que uma Greatball.

Safari Ball - Preço: $100 (20 unidades)
Localização: Zona Safári de Kanto, Hoenn e Sinnoh
Particularidade: Seu uso está restrito aos limites da Zona Safari. Mesma eficiência que uma Greatball. Recentemente, uma nova versão desta Pokébola foi desenvolvida, esta com uma camuflagem especial, seu uso se dá somente nas zonas do Safari de Hoenn e Sinnoh.

Lake Ball
Localização: No Concurso de Captura de Seaking
Particularidade: Esta Pokébola é usada somente no Concurso de Captura de Seaking, mas não pode ficar com o treinador.

ITENS DE AVENTURA

Nome                        Peso         Custo         Nome                        Peso         Custo         Nome                        Peso         Custo

Algemas*                      ½ Kg          30 $             Gravador Digital            ½ Kg          150 $          Mala Pequena*              2,5 Kg         100 $
Bastão Luminoso (5)      ½ Kg          50 $             Impressora                    1,5 Kg         150 $          Maleta Executiva*          1 Kg          60 $
Binóculos                      1 Kg          90 $             Instr. Musical (Cordas)*   3,5 Kg         500 $          Máscara De Gás*          2,5 Kg         80 $
Bloco De Notas              -----            2 $               Instr. Musical (Percussão)* 25 Kg          700 $          Mochila Grande*          3 Kg          60 $
Bússola                         -----            50 $             Instr. Musical (Sopro)*   ½ Kg          850 $          Mochila Média*             1,5 Kg         40 $
Câmera Digital               -----            350 $          Instr. Musical (Teclado)*   6 Kg          900 $          Mochila Pequena*         1 Kg          20 $
Câmera de Vídeo           1 Kg           750 $          Isqueiro                         -----             5 $              Notebook                      2,5 Kg         3.000 $
Caneta                           -----            2 $               Kit de Alpinismo*          5 Kg          1.500 $        Óculos, V. Noturna*       1,5 Kg         300 $
Canivete Suíço*             -----            70 $             Kit de Arrombador*        ½ Kg          80 $            Ração de Emergência   ½ Kg          60 $
Coldre, Cintura               ½ Kg          30 $             Kit de Disfarce*             2,5 Kg         60 $            Roupa Casual                1 Kg          150 $
Coldre, Tronco               -----            50 $             Kit de Falsificação*        1,5 Kg         380 $          Roupa Formal                1,5 Kg         550 $
Colete Utilitário*             3,5 Kg         100 $          Kit de Mecânica*          11 Kg          40 $            Saco De Dormir             2 Kg          110 $
Corda Escalada, 50m*   6 Kg          30 $             Kit de Química*             3 Kg          400 $          Máscara de Mergulho    0,5 Kg         200 $
Detector de Metais         1 Kg          230 $          Kit Médico*                    2,5 Kg         70 $            Telefone Celular            -----             35 $
Extintor de Incêndio       1,5 Kg         75 $             Lanterna Padrão*          ½ Kg          20 $            Tenda*                           2 Kg          250 $
Fita Adesiva                   ½ Kg          5 $               Mala Grande*                7,5 Kg         200 $          Uniforme                       1 Kg          150 $
Fogareiro                       ½ Kg          70 $             Mala Média*                  5 Kg          150 $          Walkie-Talkie*                ½ Kg          140 $
Cela Pokémon                ½ Kg          150 $           Vara de Pesca Comum  ½ Kg          50 $            Poké-Agenda                  -----            250 $
Cela Pok. Áquatico         ½ Kg          250 $           Vara de Pesca Boa        ½ Kg          150 $          Kit de Explorador           -----            800 $
Cela Pok. Voador           ½ Kg          200 $           Super Vara de Pesca     ½ Kg          350 $          Bicicleta                         8 Kg           200 $
                  
*Ver descrição para maiores detalhes.


Algemas: estas algemas podem prender uma criatura de tamanho humano. Uma criatura presa pode tentar se soltar com um teste bem sucedido de H-3. Em mundos medievais, pelo mesmo preço podem ser encontradas algemas para criaturas menores que um humano. Para criaturas maiores ou gigantes, o preço das algemas sobe em 100 peças de ouro.

Bastão Luminoso: estes bastões plásticos descartáveis, quando ativados, usam uma reação química para criar luz por 6 horas seguidas. Ada bastão ilumina uma área de 1,5m de raio. Uma vez ativado, não pode ser desligado ou reutilizado.

Bicicleta: As bicicletas são itens que o treinador pode utilizar para se locomover de maneira mais rápida. Geralmente elas podem ser obtidas em lojas de bicicletas. Existem alguns modelos simples de cores diferentes. Algumas delas possuem duas marchas, mudar de marcha lhe permite passar por rampas. Existem dois modelos de bikes especiais: Acro Bike e Mach Bike. A Acro Bike é capaz de empinar e pular obstáculos, enquanto a Mach Bike é capaz de subir rampas e andar com o dobro de velocidade. Os modelos especiais custam 550 $.

Bloco de Notas: uma pequena caderneta de anotações.

Bússola: uma bússola usa o campo magnético da Terra para determinar a direção do norte. Essencial  para testes de Navegação.

Câmera Digital: uma câmera fotográfica digital não usa filme; as fotos são transferidas para um computador como arquivos de imagem.

Canivete Suíço: este aparelho contém algumas chaves de fenda diferentes, uma lâmina ou duas, abridor de latas, abridor de garrafas, lixa, régua pequena, tesoura, pinça e alicate para fios. A critério do Mestre, o canivete pode servir para certos testes de Perícias (reduzindo a dificuldade).

Cela Pokémon: uma cela especial feita para cada pokémon diferente para que ele possa ser usado como montaria.

Cobertor: pesadas cobertas de lã.

Colete Utilitário: este colete leve possui uma série de bolsos para itens como bússola, munição extra, curativos e um rádio, além de fitas para prender granadas, facas e outras ferramentas. Pode comportar até 20Kg de equipamento.

Corda de Escalada: uma corda de escalada suporta até 500Kg.

Escada de Corda: esta escada de 3m possui dois ganchos em sua extremidade. Uma vez fixada, ela diminui em uma categoria a dificuldade do teste de Escalar/Alpinismo.

Extintor de Incêndio: o extintor típico lança produtos químicos que conseguem apagar fogo em uma área de 3m² (que consome uma ação parcial do personagem no turno). O conteúdo de um extintor é suficiente para dois usos antes de precisar ser recarregado.

Fita Adesiva: a utilidade da fita adesiva só é limitada pela imaginação do personagem. O tipo de fita da tabela é resistente, com 5cm de largura (um rolo tem 20m de fita). Agüenta até 100Kg por um longo tempo ou 150Kg por 1d turnos. Personagens amarrados com fita adesiva podem escapar se passarem em um teste de F-1.

Fogareiro: esta versão reduzida de um fogão usa como combustível querosene ou gasolina branca, e pode ser guardado facilmente em uma mochila.

Instrumento Musical: são necessários para testes da Especialização Instrumentos Musicais (de Artes). Pode ser um teclado portátil, um jogo de tambores, uma guitarra elétrica, um bandolim, uma flauta, uma rabeca, etc.

Kit de Alpinismo: espigões especiais, botas, luvas, cordas e demais equipamento próprio para escaladas. Este kit é a ferramenta ideal para a Especialização Alpinismo.

Kit de Arrombador: inclui gazuas e barras de tensão para abrir fechaduras que usem chaves comuns. Este kit permite a um personagem fazer testes de Arrombamento para abrir fechaduras mecânicas (cadeados, fechaduras de portas...) sem penalidades.

Kit de Disfarce: contém tudo necessário para usar a Especialização Disfarces, incluindo maquiagem, pincéis, espelhos, perucas e outros acessórios. Após dez usos, o kit estará esgotado.

Kit de Falsificação: contém tudo o que é necessário para usar a Especialização Falsificação e preparar itens falsificados. Dependendo do item, pode-se precisar também de documentos legais ou outros itens não incluídos.

Kit de Mecânica: este kit, que cabe em uma caixa de ferramentas portátil, permite fazer testes de várias Especializações da Perícia Máquinas em aparelhos mecânicos sem penalidades. Contém alicates, chaves de fenda, pinças, soldas e fios.

Kit de Química: um laboratório portátil para usar a Especialização Química. Inclui ferramentas e componentes necessários para misturar e analisar ácidos, bases, explosivos, gases tóxicos e outros compostos químicos.

Kit Médico: do tamanho de uma maleta grande, é normalmente usados por médicos militares e civis, contendo ampla variedade de suprimentos e equipamentos médicos. Testes de Medicina sem esse kit são sempre considerados difíceis.

Lanterna Padrão: o facho projetado por esta pesada lanterna metálica tem 10m de comprimento e 5m de largura no final.

Mala: uma caixa metálica reforçada, com suportes de espuma. Travas impedem que abra acidentalmente. Em três tamanhos: pequena (capacidade de 5 Kg), média (capacidade de 20 Kg) e grande (capacidade de 40 Kg).

Maleta Executiva: pode carregar até 2,5 Kg de equipamento. A maleta pode ser trancada, mas a fechadura é simples e com pouca segurança (teste Fácil para destrancar).

Máscara de Gás: este equipamento cobre a face do personagem e é conectado a um tubo contendo um filtro químico de ar, protegendo os pulmões e olhos contra gases tóxicos e irritantes. O filtro dura 12 horas de uso. Trocar o filtro consome uma ação parcial do turno.

Máscara de Mergulho: Desenvolvido pela Devon Corp., fornece oxigênio aos treinadores que estão mergulhados. Também vem com um visor de mergulho.

Mochila: bolsa de couro (as modernas são também encontradas em lona e à prova d’água) que é carregada nas costas. Geralmente possui alças. Em três tamanhos: pequena (capacidade de 15 Kg), média (capacidade de 30 Kg) e grande (capacidade de 45 Kg).

Notebook: computador portátil com teclado, monitor, mouse, alto falantes, DVD-ROM e modem (banda larga).

Óculos de Visão Noturna: este tipo de óculos melhora a visão em condições próximas do escuro total (oferece Infravisão de Sentidos Especiais) mas devido ao campo de visão restrito e perda de percepção de profundidade, esses óculos também impõem os efeitos de Visão Debilitada (de Deficiência Sensorial).

Poké-agenda: é um aparelho eletrônico que serve como uma enciclopédia digital pokémon. Ela possui informações sobre todos os pokémons em seu banco de dados. Geralmente é entregue pelos professores para treinadores que estão começando uma jornada. A Pokédex possui vários modelos que variam de região para região. Muitas delas possuem apenas os dados regionais, isto é, elas não possuem informações de pokémons que aparecem em regiões diferentes. Contudo, a Pokédex pode ser atualizada para um modo nacional, onde passa a trazer informações de pokémons de outras regiões.

Ração de Emergência: podem ser encontradas em diversas opções comerciais, e fornecem a nutrição e energia necessária para a sobrevivência. O preço é para uma caixa com 12 refeições.

Roupa Casual: roupas casuais costumam variar de calças jeans e camisetas a bermudas, camisas, sobretudos e suéteres feitos à mão.

Roupa Formal: de um simples vestido preto a um conjunto completo de smooking. Roupas formais são adequadas para ocasiões “black tie”.

Saco de Dormir: aventureiros jamais sabem onde terão de dormir. Um saco de dormir é acolchoado o suficiente para torná-lo confortável, quente e de fácil manuseio e transporte.

Telefone Celular: aparelho de comunicação digital que pode ser encontrado em um modelo simples, ou com fones de ouvido. Usa uma bateria que dura 24 horas antes de precisar ser recarregada. Ele funciona somente na área coberta pela prestadora de serviços telefônicos.

Tocha: bastão de madeira com um tecido ensopado de material inflamável enrolado em uma das extremidades. Queima durante 1 hora e ilumina um raio de 6m.

Uniforme: do carteiro ao oficial da Força Aérea. Alguns profissionais precisam usar uniformes em seus empregos, o que torna essa indumentária essencial para um disfarce.

Vara de Pesca: Usada para capturar pokémon embaixo d’agua. Vara comum não possui bônus, vara boa possui um bônus de +2 e super vara um bônus de +4. Todas elas usam uma pokébola comum, mais você pode colocar outras pokébolas.

Walkie-talkie: este rádio transmissor pode ser usado com uma só mão e se comunica com qualquer aparelho do mesmo tipo que estiver operando na mesma frequência dentro do alcance (3 Km).

SERVIÇOS

Serviços                                    Custo        Serviços                                            Custo

Advogado                                        150 $          Apartamento, Compra                               25.000 $
Bicicleta                                           300 $          Caminhão ou Picape, Aluguel por dia          70 $
Carro, Aluguel por dia                      30 $            Carro, Compra                                           20.000 $
Casa, Compra                                  45.000 $      Hotel Cinco Estrelas, por dia                     310 $
Hotel Duas Estrelas, por dia             160 $          Hotel Sem Classificação, por dia               90 $
Limusine, Aluguel por dia                 150 $          Mansão, Compra                                      120.000 $
Passagem Aérea Doméstica            300 $          Passagem Aérea Internacional                   800 $

Passagem de Barco                         120 $          Restaurante Chique                                   20 $

Restaurante Familiar                         10 $            Restaurante Mediano                                 15 $

Restaurante Pokémon (cada)            8 $              Serviço Mecânico                                      750 $

Médico, Cirurgia                               500 $          Médico, Desintoxicação                             150 $
Médico, Tratamento                          380 $          Táxi                                                           10 $

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