Regra Opcional: 3D&T com Parada de Dados - Parte 2, Combate

Por Licorne Negro - maio 03, 2016



Boa tarde galera, quem fala aqui é o Licorne Negro! Como vão indo?

Essa postagem é em resposta a uma dúvida do Jhonatan Galdino, na primeira parte dessa série, que pode ser encontrada, junto da definição dos termos específicos usados nessa postagem (como NA), nesse link: Regra Opcional: 3D&T com Parada de Dados.
A idéia é adaptar o combate para o uso de uma parada de dados, em substituição ao modelo tradicional. Se usada, aplicam-se as seguintes alterações:
  • A FA é calculada jogando-se F+H+1d ou PdF+H+1d, onde 1d é 1 dado a mais, pela regra de teste apresentada acima;
  • A FD é calculada jogando-se A+H, pela regra de teste apresentada acima;
  • Cada sucesso obtido na FA causa 1 ponto de dano ao alvo, e cada sucesso obtido na FD anula 1 ponto de dano causado;
  • Não há sucessos ou falhas críticas nessa variação.

Essa variação aumenta consideravelmente a durabilidade dos combatentes, e por conseguinte a duração das lutas. Isso pode ser evitado retirando-se H do cálculo de FD (já que ela já é usada para Esquivas), tornando os combates mais letais. Pode-se também retirar H do cálculo de FD apenas quando o personagem houver realizado uma Esquiva naquela rodada, para uma abordagem mais suave.
Outra possibilidade para tornar os combates mais letais, mas não muito, é reduzir de 6 para 5 o NA da FA (mas não da FD) de personagens que tenham alguma Especialização adequada ao estilo de combate que eles estão usando, como Boxe, Artes Marciais ou Arquearia.
Doutro lado, pode-se reduzir a violência dos combates retirando o +1d extra que o cálculo da FA recebe, mas isso acarretaria numa incapacidade de causar dano da parte de criaturas cuja soma de F+H ou PdF+H resulte em 0, o que pode ser justamente a idéia.
Também, para quem assim preferir, é possível retirar H dos cálculos de FA e FD, sem grande alteração na mortalidade dos combates.

Não pensei em nada ainda sobre o uso de magias por meio de parada de dados, mas se houver interesse, posso fazer uma seqüência dessa série sobre isso. Só avisarem nos comentários.
Espero que tenham gostado!

  • Compartilhar:

POSTAGENS RELACIONADAS

0 comentários